Camponesas com mobilizações em 19 estados

09/03/2005
  • Español
  • English
  • Français
  • Deutsch
  • Português
  • Opinión
-A +A

O Movimento de Mulheres Camponesas do Brasil (MMC) promoveu uma série de atividades neste início de semana, marcando a passagem do Dia Internacional da Mulher.

Estima-se que mais de 20 mil mulheres estiveram reunidas, realizando marchas nas capitais e cidades, panfleteações, atos públicos com governos locais e órgãos do governo (Ibama, INSS, Incra...), protestos em frente à multinacionais (Bünge...) e várias audiências federais e estaduais, ligadas à pauta de reivindicações do MMC – Brail. Intercalando estas mobilizações, as mulheres camponesas estudaram temas como: agronegócio, agricultura ecológica, saúde, previdência....

As atividades promovidas pelo MMC Brasil foram realizadas na segunda-feira e na terça-feira, dia 8 de março, nos estados de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Acre, Rondônia, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná, Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Tocantins, Amazonas, Bahia, Roraima, Mato Grosso e Goiás.

A avaliação da direção do movimento é bastante positiva, destacando a participação de mulheres de diferentes comunidades, com realidades diversas, mas empenhadas em defender seus direitos. As famílias camponesas, especialmente as mulheres, são as grandes responsáveis pela produção de comida em nosso país e com muita satisfação podemos afirmar que elas estão empenhadas em fortalecer a luta em defesa da vida, mesmo frente tantas dificuldades que vivem no dia-a-dia, destaca Adriana Mezadri, da direção do MMC Brasil.

Uma comissão de dirigentes do MMC realizou audiências em Brasília-DF apresentando a pauta de reivindicações das mulheres ao governo federal. Na segunda-feira (7) aconteceu a audiência no Ministério da Previdência Social. Na terça-feira (8) foram realizadas audiências com Luiz Dulce, Secretario Geral da Presidência da República e com Humberto Costa, Ministro da Saúde.

A comissão de mulheres permanece na capital federal onde realiza, nesta quarta-feira (9) audiências no Ministério do Desenvolvimento Agrário, com Nilcéia Freire, Secretária Especial de Políticas para as Mulheres e com um grupo interministerial que discutirá a situação da região sul, que enfrenta grandes problemas com a seca.

O MMC Brasil também participa das atividades promovidas pela Marcha Mundial das Mulheres, em São Paulo, onde aconteceu o lançamento da Carta Mundial das Mulheres à Humanidade. Representado por 45 mulheres da região sul, o MMC realizou o lançamento da carta em todas as mobilizações deste dia 8 de março.

No dia 12 de março acontece um ato público em Porto Xavier, na divisa entre o Brasil e a Argentina. Neste dia as camponesas brasileiras farão a entrega simbólica da carta e da colcha de retalhos que começou a ser confeccionada em São Paulo e receberá a contribuição de mulheres de todo o mundo.

O conteúdo da Carta Mundial das Mulheres à Humanidade está disponível no site www.mmcbrasil.com.br

https://www.alainet.org/es/node/111551
Suscribirse a America Latina en Movimiento - RSS