Carta de Milão
- Opinión
“A salvaguarda do futuro do planeta e do direito das gerações futuras, em todos os lugares, a uma vida saudável e gratificante é o grande desafio do desenvolvimento para o século XXI. Compreender as relações entre a sustentabilidade ambiental e a equidade é vital se quisermos expandir as liberdades humanas das gerações atuais e futuras”.
Relatório do Desenvolvimento Humano 2011
Nós, mulheres e homens, cidadãos deste planeta, subscrevemos este documento, denominado Carta de Milão. Ao fazêlo, assumimos claro compromissos em relação ao direito à alimentação, o qual julgamos deva ser considerado um direito humano fundamental.
Consideramos uma violação da dignidade humana a falta de acesso a alimentos saudáveis, sanos e em quantidade suficiente, à água limpa e à energia.
Acreditamos que só a nossa ação coletiva na qualidade de cidadãs e cidadãos, juntamente com a sociedade civil, com as empresas e as instituições locais, nacionais e internacionais, poderá permitir vencer os grandes desafios ligados à alimentação: combater a desnutrição, a malnutrição e o desperdício, promover um acesso justo aos recursos naturais, e garantir uma gestão sustentável dos processos produtivos.
Ao subscrevermos esta Carta de Milão,
· afirmamos a responsabilidade da presente geração na e fetivação de ações, condutas e escolhas que garantam a proteção do direito à alimentação também para as gerações futuras;
· comprometemonos a promover decisões políticas que permitam alcançar o objetivo fundamental de garantir um acesso justo à alimentação para todos.
Nós acreditamos que
· todos têm o direito de acesso a uma quantidade suficiente de alimentos seguros, saudáveis e nutritivos, que satisfaçam as necessidades alimentares pessoais ao longo de toda a vida e permitam uma vida ativa;
· a alimentação tem um forte valor social e cultural, e nunca deve ser usada como instrumento de pressão política ou econômica;
* Documento completo em PDF
Del mismo autor
- The Milan Charter 05/06/2015
- Charte de Milan 05/06/2015
- Carta de Milão 05/06/2015
- Carta de Milán 05/06/2015
Clasificado en
Clasificado en:
Soberanía Alimentaria
- Gerson Castellano, Pedro Carrano 30/03/2022
- Silvia Ribeiro 29/03/2022
- Germán Gorraiz López 28/03/2022
- Silvia Ribeiro 16/02/2022
- Clara Sánchez Guevara 15/02/2022