Delcy Rodríguez: EUA são «única ameaça à região e ao mundo»
- Información
A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, repudiou veementemente as declarações do seu homólogo norte-americano, Mike Pence, sobre o país caribenho e o Irão, classificando-as como «desequilibradas».
Mike Pence recorreu esta quinta-feira à sua conta oficial de Twitter para manifestar o «incómodo« com a viagem que o ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, deverá realizar à Venezuela nos próximos dias.
Tal viagem mostra que as «actividades desestabilizadoras do Irão vão muito mais além do Médio Oriente», escreveu Pence, que classificou «a influência maligna do Irão» como uma «ameaça à segurança e à democracia na região», e não se esqueceu de apontar o dedo ao movimento de resistência libanês Hezbollah, que «continua activo no Hemisfério Ocidental».
Em simultâneo, o membro da administração norte-americana insistiu na defesa de «uma Venezuela livre e democrática», e voltou a referir-se ao presidente eleito da Venezuela, Nicolás Maduro, como um «ditador sem legitimidade para continuar no poder».
Confrontada com estas afirmações, a vice-presidente venezuelana repudiou-as de forma veemente, tendo escrito na sua conta de Twitter que «a única ameaça à região e ao mundo é a ditadura belicista e supremacista de um governo [norte-americano] que despreza a humanidade».
Delcy Rodríguez, que classificou as declarações de Mike Pence como «desequilibradas», escreveu ainda na plataforma digital que «o sistema político norte-americano asfixia os direitos políticos dos seus cidadãos», sublinhando que se trata de uma «ditadura do capital industrial militar, financeiro e mediático» que «rege penosamente os destinos dos EUA».
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, que tem estado em Nova Iorque para participar em várias reuniões na sede das Nações Unidas, deve viajar em breve para a Venezuela, para participar no encontro de ministros de Negócios Estrangeiros do Movimento dos Países Não Alinhados (MPNA), que decorre em Caracas amanhã e no sábado.
Segundo informam a VTV e a AVN, trata-se de um encontro de preparação para a XVIII cimeira do MPNA, a realizar em Outubro deste ano em Baku, capital do Azerbeijão.
19 de Julho de 2019
https://www.abrilabril.pt/internacional/delcy-rodriguez-eua-sao-unica-ameaca-regiao-e-ao-mundo
Del mismo autor
- Em cinco meses, 35 pessoas foram vítimas de «violência política» nas Honduras 03/08/2021
- A Amazónia já não é o pulmão do mundo 15/07/2021
- Eldorado do Carajás, 25 anos de impunidade e de luta pela terra 14/04/2021
- Forças Armadas venezuelanas em alerta máximo na fronteira com a Colômbia 05/04/2021
- Mantém-se nas ruas do Haiti a forte contestação a Moïse 31/03/2021
- Agricultores indianos anunciam bloqueio ferroviário 12/02/2021
- Oposição nomeia «presidente de transição» entre protestos e detenções no Haiti 09/02/2021
- Escravatura atinge mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo 02/12/2020
- Empresas francesas continuam a treinar tropas sauditas para matar no Iémen 24/11/2020
- O MAS denuncia golpe em curso face a eventual triunfo de Arce 13/10/2020
Clasificado en
Clasificado en:
Desestabilización
- Rosa Miriam Elizalde 15/11/2021
- Francisco Domínguez 11/08/2021
- Clara Sánchez 04/08/2021
- José Manuel Zelaya rosales 30/07/2021
- Francisco Domínguez 21/07/2021